Defesa Civil da Bahia inspeciona barragens em Paulo Afonso

28 de fevereiro de 2020

Devido ao rompimento de uma pequena barragem de terra, localizada na região de Santo Antônio, em Paulo Afonso, o superintendente da Defesa Civil do Estado (Sudec), Paulo Sérgio Luz, juntamente com a coordenadora da Defesa Civil municipal, Cláudia Galindo, visitou o município para realizar uma inspeção que apontasse os motivos do rompimento e também para fazer uma avaliação técnica das situações das demais barragens existentes nas comunidades de Várzea e Rio Do Sal.

“A chuva que caiu nos últimos tempos no município contribuiu para o rompimento desta pequena barragem. Estamos aqui para realizar vistorias de prevenção nos açudes e orientar os ruralistas para o gerenciamento dos lagos. Em Rio do Sal, solicitamos que a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) realize obras de recuperação da cabeceira do pontilhão. É preciso intensificar os trabalhos de precaução junto às comunidades”, disse o superintendente.

Também participaram da inspeção o subsecretário de Agricultura do município, Alvânio Santana, e o secretário municipal de Infraestrutura, Francisco Alves. Na oportunidade, Paulo Sérgio Luz informou que serão entregues à prefeitura municipal um grande lote da cartilha Pequenas Barragens de Terra: Segurança em Primeiro Lugar, desenvolvida pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), com apoio da Defesa Civil do Estado, Embasa, Instituto do meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Fonte: Ascom da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec).