Defesa Civil do Estado promove Workshop para mais de 20 municípios baianos

5 de maio de 2021

Apoiar na elaboração do Plano de Contingência (PLANCON) dos municípios que se encontram na mancha de inundação das barragens da Chesf, nas bacias do Rio de Contas e do Rio São Francisco, foi o objetivo principal do Workshop promovido pela Defesa Civil da Bahia (Sudec), nesta quarta-feira (5).

A abertura do evento foi realizada pelo superintendente do Órgão, Paulo Luz, que ressaltou a importância dos municípios aprovarem os seus Planos de Contingência para os diversos cenários de desastres, dentre eles, o rompimento de barragens.

“A Defesa Civil Estadual está empenhada em apoiar os municípios na elaboração dos PLANCON’s, conforme determina a Lei nº 12.608/2012 e, principalmente, com o objetivo de estabelecer antecipadamente todas as medidas que deverão ser tomadas num eventual desastre, assim como para designar os responsáveis pela execução destas ações de resposta”, explicou Paulo.

Diante da importância do evento, a Sudec viabilizou a participação de outros municípios, como por exemplo, os situados a jusante da barragem Pedra do Cavalo: Cachoeira, São Félix e Maragogipe. O Órgão também possibilitou a presença de municípios de outras regiões.

Pela manhã, o engenheiro da Chesf, Guilherme Peplau, retratou sobre o Plano de Ação Emergencial (PAE), em seguida Rafael Machado, da Defesa Civil Nacional (SEDEC), falou sobre as Interfaces que precisam ser compatibilizadas entre o PAE e o PLANCON, e o vice presidente para as Américas da ICOLD – International Commission on Large Dams, Carlos Henrique Medeiros, tratou sobre Gestão de riscos de desastre em barragens. Já pelo turno da tarde, o superintendente da Sudec, Paulo Luz, explicou sobre o Passo a Passo para a elaboração do PLANCON.

O Workshop contou com a participação do Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa Civil da Universidade Federal de Santa Catarina – CEPED/UFSC e representantes dos municípios de Abaré, Anagé, Itabuna, Feira de Santana, Paulo Afonso, Lauro de Freitas, Maragogipe, Belmonte, Sobradinho, Itagibá, Ubaitaba, Catu, Jacobina, Itiúba, São Desidério, Cachoeira, Juazeiro, Jequié, Ipiaú, Curaçá e Aurelino Leal.

Fonte: Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec).