Defesa Civil da Bahia marca presença no IV Congresso Internacional de Desastres em Massa

24 de agosto de 2023

O superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), Heber Santana, vai marcar presença na solenidade de abertura oficial do IV Congresso Internacional de Desastres em Massa (CIDEM), nesta quinta-feira (24), em Feira de Santana. O evento tem como objetivo integrar as forças de segurança, salvar um número maior de vidas, proteger patrimônios e garantir também uma prevenção mais efetiva em casos de desastres. Na sexta-feira (25), o coordenador adjunto da Sudec, Osny Bomfim, vai ministrar uma palestra sobre Atuação da Defesa Civil do Estado da Bahia em Desastres.

Com programação que teve início na quarta (23) e segue até sábado (26), o congresso conta com etapa teórica, que ocorre na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e na Faculdade Unef, além de simulado de acidente em massa e treinamento das agências e instituições envolvidas, que será realizado na área de treinamento em desastres da Uefs e no Hospital Clériston Andrade.

Este ano, o tema do CIDEM será “Desastres com inundações, barragens e produtos perigosos (QBRN – Químicos, Biológicos, Radioativos Nucleares)” e contará com a participação de profissionais da saúde, peritos nacionais e internacionais, psicólogos, médicos, enfermeiros, biomédicos, engenheiros, entre outros, membros das equipes de resgate e forças de segurança em geral e auxiliares.

Segundo o professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da Faculdade UNEF, Jeidson Marques, esta é uma das maiores edições do CIDEM, que conta com a participação de representantes de diversos países como Portugal, Argentina, Perú, Paraguai, entre outros. “Realizamos na edição de 2018 o maior evento do mundo desta natureza, agora teremos um evento mais maduro e impactante. Será mais uma grande oportunidade para trocar experiências, ampliar conhecimentos e qualificar a capacidade de atendimento e de resposta aos acidentes em massa dos mais diversos tipos”, pontuou.

Jeidson ainda destacou que após uma pandemia e diversos desastres recentes com inundações, barragens e deslizamentos, todos agora entendem a importância de se preocupar com desastres, pois impacta na vida de todos. “Treinamentos e intercâmbio sempre são cruciais para avançar na integração e atender as demandas com mais competência e teremos aqui em Feira a oportunidade de conhecer e dialogar sobre os mecanismos mais eficientes para lidar com essas situações, mais uma vez. Feira de Santana já é referência para o mundo com este evento e continuaremos sendo”, enfatizou.

Desastres em massa

Desastres em massa são fatos que extrapolam a capacidade de atendimento e perícia das instituições de emergência, segurança e saúde de uma cidade ou região. São situações em que o número de vítimas é muito maior do que a estrutura dos hospitais, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Instituto Médico Legal (IML), empresas de resgate, entre outras.

Fonte: Portal Gov Bahia