Sudec - Superintendência de Proteção e Defesa Civil

Casa Civil - Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Defesa Civil do Estado alerta para riscos de chuvas intensas no Centro-Leste e Sul da Bahia

19 de dezembro de 2023

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu, nesta segunda-feira (18), através do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um aviso de acumulado de chuva com grau de severidade de perigo no centro-leste e sul da Bahia, incluindo a região do Recôncavo baiano. Os acumulados podem chegar a 100mm nos próximos dias, com ameaças de corte de energia elétrica, queda de galhos, enxurradas e alagamentos.

Também foi comunicado pelo Centro, que entre os dias 22 e 24 de dezembro, há previsão de pancadas de chuva pontuais com menores acumulados previstos. Neste momento, todo o Sistema de Proteção e Defesa Civil da Bahia está em alerta, reforçando a atenção aos municípios que se encontram na mancha de chuvas intensas.

 

Risco Hidrológico

Segundo Cemaden, na faixa leste, entre Teixeira de Freitas e Salvador, considerando a previsão meteorológica, o risco de ocorrência de eventos hidrológicos de inundação é de nível BAIXO, pois os principais rios desta região estão dentro da calha. Alguns destes rios são: Peruípe, Jucuruçu, Buranhém, Jequitinhonha, Cachoeira, Rio de Contas, Jaguaripe, entre outros menores. Entretanto, se ocorrer chuvas em forma de pancadas fortes, com acumulados pontualmente altos, em cidades como Salvador, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas, extravasamento dos canais de drenagem e alagamentos temporários de áreas rebaixadas, com destaque para os Riachos Mangabeira e Cachoeirinha em Salvador/BA que estão canalizados.

 

Risco Geológico

Considera-se alta a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa na Região Metropolitana de Salvador e no Sul Baiano ao longo dos próximos dias, devido à previsão de altos acumulados de chuva, que poderão deflagrar deslizamentos pontuais, induzidos e esparsos em áreas suscetíveis, além de queda de barreiras em estradas e rodovias e em taludes de corte e aterro. Especial atenção para as áreas densamente urbanizadas da Região Metropolitana de Salvador e dos municípios localizados no litoral sul do Estado.

 

Fonte: Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec).

 

 



SUPERINTENDÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

3ª Av. Plataforma IV, 1° andar - Centro Administrativo da Bahia - CAB, 310 , Salvador - BA, 41745-005
TELEFONES: (71) 3115-3000 | 3001 / E-MAIL: defesa.civil@sudec.ba.gov.br

Pular para a barra de ferramentas