Sudec reforça atuação junto à população e às prefeituras das áreas atingidas pela seca

7 de dezembro de 2023

Técnicos da Defesa Civil da Bahia (Sudec) seguem se deslocando, semanalmente, até as localidades afetadas pela estiagem para realizar vistorias de prevenção e resposta, visando fiscalizar e comprovar a Situação de Emergência emitida pela administração municipal. Somente neste ano, já foram realizadas mais de 200 vistorias técnicas pela Sudec. Na oportunidade, a Sudec também presta apoio e orientações aos municípios neste processo de decretação, através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastre (S2ID).

Devido ao fenômeno do El Niño, a Bahia vive um período de seca/estiagem prolongada e para além das ações emergenciais e estruturantes que já estão sendo executadas, o Governo do Estado está buscando, em parceria com o Governo Federal, soluções mais robustas e eficazes para o momento, inclusive, através do novo PAC, com investimento de 7,5 bilhões, visando mitigar os impactos e danos sofridos pela população baiana.

Operação Água Potável

A Sudec, através da Operação Água Potável (OAP), leva água às comunidades, preferencialmente rurais, afetadas por seca/estiagem. Em 2023, já foram entregues carradas em mais de 400 cisternas, atendendo em média 300 localidades e mais de 21 mil pessoas beneficiadas. Vale ressaltar, que esta operação funciona de maneira complementar à Operação Carro-Pipa, do Governo Federal, executada pelo Exército Brasileiro.

As iniciativas reforçam as ações planejadas e implementadas por parte do Estado e do Governo Federal para, por exemplo, garantir o acesso à água potável, sanar perdas nas atividades agropecuárias, realizar a limpeza de aguadas, perfurações de poços artesianos e construção de adutoras, além de outras ações de restabelecimento

A seca/estiagem é o desastre natural mais recorrente na Bahia e este fenômeno se concentra na região do Semiárido, que representa, aproximadamente, dois terços do território baiano. Atualmente, mais de 140 municípios estão em Situação de Emergência (SE) devido à seca/estiagem no estado.

Fonte: Ascom da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia