Municípios debatem políticas públicas para o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil

Representantes de 249 municípios baianos estão, em Salvador, para discutir propostas de políticas públicas durante a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil. O evento de abertura ocorreu nesta terça-feira (3), no Hotel Pestana, com a presença do governador Jaques Wagner e continua até esta quarta-feira (4).

Durante a conferência estadual serão homologados dez princípios e 30 diretrizes, e escolhidos 100 delegados que representarão a Bahia na etapa nacional, de 4 a 7 de novembro, em Brasília. No primeiro dia, foram debatidos quatro eixos temáticos – Gestão Integrada de Riscos e Resposta a Desastres; Integração de Políticas Públicas Relacionadas à Proteção e Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; e Mobilização e Promoção de uma Cltura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.

1401823783IMG_20140603_160604“Esta é maneira de estruturarmos a Defesa Civil principalmente das pequenas cidades baianas, que não têm recursos suficientes para se organizar sozinhas e precisam do apoio do estado. Desastres acontecem em todos os lugares e, por isso, queremos fazer uma rede protetora para prevenção de desastres”, afirmou o governador Jaques Wagner.

Mapa de risco

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil, em parceria com o Banco Mundial, realizou um projeto piloto de mapeamento de área de risco no bairro de Canabrava, em Salvador, onde foram identificados locais com riscos de deslizamento, e também no município de Lauro Freitas, onde foram indicadas áreas de inundações. “A partir do mapeamento de áreas de risco, é possível elaborar políticas, planos e projetos de prevenção e propor medidas para reduzir os riscos e mitigar os eventos adversos” , afirmou o superintendente de Proteção e Defesa Civil, Salvador Brito.

“Temos trabalhado na busca da implantação de uma rede de monitoramento metereológico e hidrológico para o estado da Bahia. Essa conferência é o momento que os municípios têm para expor seus problemas e propostas. Com isso, poderemos juntos buscar as soluções para a prevenção”, ressaltou o superintendente. Outro projeto é a implantação do Centro Estadual de Gestão de Riscos e Desastres, que será interligado com os municípios e com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).